segunda-feira, 1 de julho de 2013

Especiarias: Canela

A caneleira (Cinnamomum zeylanicum, sinônimo C. verum) é uma pequena árvore com aproximadamente 10–15 m de altura, pertencendo à família Lauraceae. É nativa do Sri Lanka no sul da Ásia. A canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco.
Durante 200 anos um monopólio altamente rentável da canela do Sri Lanka foi controlado pelos Portugueses, depois pelos Holandeses e finalmente pelos Ingleses. Perto do final do séc. XVIII, a canela já havia sido plantada em Java, na Índia e nas Seychelles e o monopólio deixou de poder manter-se por mais tempo.
Colheita: As plantações de canela do Sri Lanka situam-se nas planícies costeiras. As plantas crescem em cepos grossos, com rebentos da espessura aproximada de um polegar. Na estação das chuvas, os rebentos são cortados pela raiz e descascados. Os ceiferos trabalham com uma extraordinária perícia a fim de cortarem pedaços de córtex (parte interna da casca do tronco) tão finos como papel enrolando-os depois à mão em paus que podem atingir 1m de comprimento. As cascas enroladas são depois secas à sombra.
Partes utilizadas: As cascas enroladas e a canela moída a partir do córtex seco.
Utilizações culinárias: O sabor sutil da canela adequa-se muito bem a todo tipo de sobremesas, pães e bolos condimentados; combina particularmente bem com chocolate e com maçãs, bananas e peras. Constitui também um excelente condimento para muitos pratos de carnes e de legumes da cozinha indiana e do Médio Oriente. Combina bem com cardamomo, cravinho-da-índia, sementes de coentro, cominhos, gengibre, noz-moscada, tamarindo e cúrcuma. (NORMAN, 2004)
Referências:
“ervas aromáticas e especiarias”
NORMAN, Jill-Civilização, Porto, 2004. 96p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário