Por que a Resolução-RDC ANVISA nº 216/04 foi elaborada?
Para proteger a saúde
da população contra doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
As regras são
voltadas aos Serviços de Alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes,
bufês, confeitarias, restaurantes, comissarias, cozinhas industriais e
cozinhas institucionais.
Essas regras irão
auxiliar os comerciantes e os manipuladores a prepararem, a armazenarem e a
venderem os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de
oferecer alimentos saudáveis aos consumidores
Do que trata a Resolução-RDC ANVISA nº 216/04?
Esta Resolução
estabelece Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
O que são Boas Práticas?
São práticas de
higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra
dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o
consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças
provocadas pelo consumo de alimentos contaminados aos consumidores.
O que é contaminação?
Normalmente, os
parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em
contato com o alimento durante a manipulação e o preparo dos alimentos. Esse
processo de contágio do alimento é conhecido como contaminação.
A maioria das DTA
está associada à contaminação de alimentos por micróbios prejudiciais à saúde.
Como fazer? Confira no Manual de Boas Práticas e POP:
O Manual de Boas Práticas é um
documento que descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma
correta de fazê-lo. Nele, pode-se ter informações gerais sobre como é feita a
limpeza, o controle de pragas, a água a ser utilizada, os procedimentos de
higiene e controle de saúde dos funcionários, o treinamento de funcionários, o
que fazer com o lixo e como garantir a produção de alimentos seguros e
saudáveis.
O POP – Procedimento Operacional
Padronizado é um documento que descreve passo-a-passo como executar as
tarefas no estabelecimento. É como uma receita de bolo, que deve ser seguida
rigorosamente, para que tudo vá bem. O POP destaca as etapas da tarefa, os
responsáveis por fazê-la, os materiais necessários e a freqüência em que deve
ser feita. Como os POP são documentos aprovados pelo estabelecimento, por meio
do responsável, é dever de cada manipulador seguí-los. (ANVISA, 2004)
Referência:
“Cartilha
sobre Boas Práticas para serviços de alimentação”-Resolução RDC nº216/2004.
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