sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ser empreendedor

Vivência

Tive o privilégio de participar como ouvinte do IV Congresso de Marketing Latino Americano, realizado na UNIMEP de Piracicaba/SP. Com a participação de Conferencistas do Chile, Bolívia, Argentina, México, Cuba e Colômbia.
Este é um resumo de um dos assuntos, o empreendedorismo, o qual ouvi, fiz minhas anotações e aprendi no Congresso.
Ser Empreendedor
O que é ser empreendedor? É o objetivo de criar um negócio ou empresa, mas acima de tudo, é uma forma de vida baseada em tomadas de decisões. Assumir uma filosofia de vida que transforme positivamente a nossa vida e de quem nos rodeia.
Para isso a pessoa empreendedora deve apresentar algumas características como ser desafiadora, corajosa, saber inovar, criar, assumir compromisso, ser persistente e planejar.
E empreendedorismo? É a Universidade da vida que vai depender de algumas características inerentes ao empreendedor para dar certo, como as citadas acima.
A liderança também é se não for, a principal, característica de um empreendedor e sua capacidade de influir na vida de outros.
O que nos leva a empreender?
No caso da América Latina, acontece mais por necessidade do que oportunidade. É o empreendimento da sobrevivência que tem uma causa como filhos, família, se alimentar. Isso ocorre devido às altas taxas de pobreza e desigualdade na América Latina.
Esse tipo de empreendimento, por necessidade, não é realizado através de planejamento, o que aumenta o risco de fracassos, mas não obrigatoriamente fracassa. Os números e estatísticas não são animadores, segundo o palestrante Figueroa, da Bolívia, atualmente a taxa de fracassos das aberturas de empresas na América Latina está em 85%, percebe-se assim que empreender se torna em algo muito arriscado.
As causas para não empreender são:
·         A falta de visão;

·         A falta de orientação;

·         A falta de confiança;

·         A falta de motivação;

·         A falta de decisão;

·         A falta de criatividade.
O princípio que sustenta empreendimentos que vão nascer é: “Primeiro vendo depois existo”, mas não levamos em consideração o planejamento, a importância de se fazer o que se gosta, com paixão, entusiasmo e encantamento, são fatores que tornam a responsabilidade mais leve.
Portanto, temos todos que vencer barreiras, pois, tudo é possível:
·         Ver em cada problema uma oportunidade antes que dificuldade;

·         Visualizar o medo simplesmente como um desafio a vencer;

·         Entender que as barreiras que impedem o sucesso só existem na MENTE.
Criem,
Para criar, primeiro deves crer...
Em quem? Em si mesmo!

Sol Caldeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário