segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pamonhas de Piracicaba

Quem nunca ouviu falar nas Pamonhas de Piracicaba!! Pois é, a Chef Sol Caldeira foi até uma fábrica de pamonhas, no município de Charqueada, na região de Piracicaba, para mostrar  como se faz a autêntica pamonha.
 O nome "pamonha" vem da palavra tupi pa'muña, que significa "pegajoso".
A região de Piracicaba se tornou famosa por sua grande produção de pamonhas e pelo famoso jargão nos altos falantes dos vendedores. Acessem ao link para escutar o jargão mais famoso do Brasil.  http://www.youtube.com/watch?v=6icte9zKsMM.
A  “Fábrica Di Pamonha” começou há 17 anos atrás, na cozinha da casa dos atuais proprietários,  com a venda das primeiras 10 pamonhas e desde então nunca mais parou. Atualmente, a produção é de 20 mil pamonhas por mês. O processo global compreende desde  a produção do milho, sua colheita e, em seguida, o preparo da pamonha, o qual é  feito em uma instalação construída há 4 anos, com uma infraestrutura  de fábrica, para atender a demanda. A produção é realizada durante a madrugada e tudo é vendido fresquinho pela manhã. Não há armazenamento das pamonhas, já que é um produto perecível e para manter a qualidade toda a produção é comercializada no dia.
O processo, que parece ser simples, na verdade é muito trabalhoso. Começa com a colheita do milho, separação da palha para a embalagem, limpeza do milho, debulhagem da espiga, em seguida moagem, peneiramento  e separação do suco de milho. Essa é a hora de acrescentar o açúcar (na medida certa!) e colocar essa mistura na palha. Depois é só fechar a palha e levar para cozimento em água fervente por 1 hora, retirar e servir. É o puro creme do milho!!!

Dica da Chef: Pamonha doce com creme inglês e farofa de paçoca, acompanhada  de uma taça de Chardonnay (vinho branco). Também pode ser servido com uma bola de sorvete de sua preferência.
Recomendação: sorvete de coco ou de nata.
 
Sol Caldeira


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário