quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Superstições caipiracicabanas


 

  Para saber o sexo do bebê, deve-se esperar que a mulher atinja o sexto mês de gravidez. Daí, coloca-se um quiabo numa panela com água, leva-se ao fogão, e espera-se ao quiabo ferver. Depois de fervido, retira-se o quiabo da panela e coloca-se por alguns segundos em banho de água fria. Se o quiabo abrir, a criança que irá nascer será menina; se ficar fechado será menino.
 
Vou aproveitar a brincadeira e falar um pouco sobre o ingrediente quiabo, já que ele não serve somente para saber o sexo de bebês.
O Quiabo
“É uma cápsula de uma planta anual, cultivado nas regiões tropicais e subtropicais. Originário da Etiópia, se espalhou pelo resto da África e depois ao redor do mundo. Tem sabor suave e adocicado, conhecido por sua textura viscosa (a baba) e tenra.” (PUBLIFOLHA, 2011:257).
Seu consumo tem que ser fresco, pois não se conserva por muito tempo. Use no dia da compra. Famoso nos pratos clássicos, "Frango com quiabo" ou "Quiabo com carne moída", também pode ser cozido a vapor, em ensopados ou molhos, ser frito no fubá, refogado, picles, cru fatiado em saladas, e o que a criatividade mandar!
 Bom para ser temperado com manteiga, alho, pimenta, curry, entre outros a gosto.
Para quem prefere sem a “baba” deixe coberto com água com 2 sucos de limões ou ½ copo de vinagre por uns 30 mins. Aumente conforme a quantidade.
Referência:
"O grande livro dos ingredientes"
PUBLIFOLHA (Coord.). São Paulo : Publifolha, 2011. 544 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário