segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Gastronomia: que moda boa!

Opinião

Entende-se por gastronomia uma comida de alta qualidade e que, atualmente, está se tornando acessível a todos que se interessam. A culinária de Chefs está muito mais variada do que há alguns anos atrás. Hoje temos comidas criadas por Chefs de Cozinha  em bares, restaurantes, hamburguerias e também em fast foods.

Isso é uma conquista muito importante para o setor alimentício e embora a gastronomia possa ser considerada por muitos uma profissão da moda, posso afirmar, pela minha própria experiência vivida, que é uma profissão de grande importância, que está mudando o olhar das pessoas em relação às exigências e qualidades inseridas no alimento e que, felizmente, o entendimento da gastronomia como  moda ajudou a divulgar uma profissão de extrema importância que não está ligada ao glamour, mas sim, à higiene alimentar,  qualidade dos produtos e sua manipulação, apresentação dos pratos, sabor da comida, carinho e amor ao que se prepara. Todas essas variáveis estão relacionadas a boa gestão gastronômica.

Há uns 10 anos atrás, a gastronomia estava ainda muito ligada à alta gastronomia, aquela mais inacessível, principalmente por questões de uso de produtos importados e de altos preços. Entretanto, observa-se hoje uma transformação ocorrendo no setor, valorizando produtos nacionais, regionais, comida simples feita com qualidade e carinho e um preço bem mais acessível. Nos dias atuais, na gastronomia de Bar, por exemplo, encontra-se padrão e qualidade que só se encontravam na alta gastronomia. Existem várias tendências e linhas gastronômicas como a slow food, comfort food, vegetariana, comida de buteco, cozinha brasileira, valorizando produtos brasileiros, de norte a sul. Aliado a isso, observam-se influências latinas americanas como a cozinha peruana que mostrou ao mundo uma culinária da maior qualidade, variedade e bastante popular!

Atualmente, a gastronomia está indo para as ruas de São Paulo em feiras gastronômicas, dando oportunidade a novos e talentosos Chefs. A comida caseira, que sua mãe, sua avó e tia faziam ou ainda fazem para a família, tem passado também pelas mãos de Chefs, conceituados ou não, que realizam uma releitura digna e merecedora do que é uma comida simples.

Além de melhorar a qualidade do setor, a gastronomia também age como integradora social, dando oportunidades às pessoas carentes e com boa vontade em aprender a ganhar um espaço na profissão. Portanto, é uma profissão com grande responsabilidade social e de inclusão social.

Que bom que a gastronomia virou moda, pois mudou o rumo do setor alimentício para muito melhor. E como sempre digo comida boa muda a vida da gente!!!

Sol Caldeira

2 comentários: