sexta-feira, 10 de maio de 2013

Doces Martini-Uma doce tradição de Piracicaba!

Essa é a história da fábrica de doces caseiros mais famosa de Piracicaba, está à disposição no site da empresa, abaixo, mas fiz questão de mostrá-la a todos, já que faz parte da cultura e história de nossa cidade. Não existe um caipiracicabano que não conheça os doces Martini. Descobri a pouco que minha mãe até já foi balconista da fábrica e minha tia secretária. Uma empresa inserida em nossas vidas. 
Sem por nem tirar eis a história dos Doces Martini:
"Em 1931, o espirito empreendedor do jovem Agostinho Martini Neto fez com que a produção de doces caseiros, que aprendera com sua mãe, se torna-se um sucesso comercial na cidade de Piracicaba/SP.
Com apenas 16 anos, Agostinho imobilizou sua família em torno da produção caseira de doces. Em sua casa "Seu Neguinho", como era conhecido, e sua mãe, faziam confeitos de abóbora, batata e a famosa cocada, que eram vendidas por ele, a pé, em cestos de palha. Era o início de uma tradição que começava a fazer parte da vida da cidade.
Em 1935 "Seu Neguinho" casou-se com Joana Rocha, a qual passou a confeccionar doces e bolos para casamento. Companheira de todos os momentos teve parte importante nessa longa caminhada. Em pouco tempo, com a aquisição de uma charrete os doces passaram a estar presentes em muitas comemorações locais. Casamentos e festas eram saborosamente enriquecidos com os doces e bolos da família Martini, que trabalhava diariamente para adocicar a vida das pessoas e atender com prontidão as inúmeras encomendas.
Em 1938 foi adquirido o primeiro veículo, um Chevrolet 1928 e em 1940 de abril de 1940 foi criada a Doces e Conservas Martini Ltda.
A preocupação em manter a qualidade dos produtos e a rapidez na distribuição, dava a Doces Martini uma posição de destaque nacional.
Na Segunda Guerra Mundial e durante parte do regime militar Brasileiro, a Doces Martini enfrentou momentos amargos de racionamento, em 1970, a linha de produtos foi modificada. A fabricação de bolos e doces para casamento foi acrescida por uma vasta linha de doces cremosos e em conserva, totalizando mais de 100 produtos diferentes entre confeitos, compotas e doces cremosos.
Manter a produção de doces e compotas, com sabor de feito em casa, é orgulho e tradição dos Martini."
Uma doce tradição!
Disponível: http://www.docesmartini.com.br/, acessem e conheçam seus produtos.



2 comentários:

  1. Sol, muito bom seu blog!
    Obrigado por compartilhar a história da Doces Martini!
    Esperamos poder fazer uma doce parceria com você!
    Continue com o excelente trabalho de consultoria gastronômica!
    Abraços Ricardo Martini

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ricardo!
    O que precisar é só contar comigo.
    Abs
    Sol

    ResponderExcluir