domingo, 12 de maio de 2013

Resolução RDC ANVISA nº 216/04 para Serviços de Alimentação


Cartilha de Boas Práticas-ANVISA

Por que a Resolução-RDC ANVISA nº 216/04 foi elaborada?
Para proteger a saúde da população contra doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
As regras são voltadas aos Serviços de Alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, comissa­rias, cozinhas industriais e cozinhas institucionais.
Essas regras irão auxiliar os comerciantes e os manipuladores a pre­pararem, a armazenarem e a venderem os alimentos de forma ade­quada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores
Do que trata a Resolução-RDC ANVISA nº 216/04?
Esta Resolução estabelece Boas Práticas para Serviços de Alimen­tação.
O que são Boas Práticas?
São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipu­ladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados aos consumidores.
 O que é contaminação?
Normalmente, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante a manipulação e o preparo dos alimentos. Esse processo de contágio do alimento é conhecido como contaminação.
A maioria das DTA está associada à contaminação de alimentos por micróbios prejudiciais à saúde.
Como fazer? Confira no Manual de Boas Práticas e POP:
O Manual de Boas Práticas é um documento que descreve o tra­balho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo. Nele, pode-se ter informações gerais sobre como é feita a limpeza, o controle de pragas, a água a ser utilizada, os procedimentos de higiene e controle de saúde dos funcionários, o treinamento de funcionários, o que fazer com o lixo e como garantir a produção de alimentos seguros e saudáveis.
O POP – Procedimento Operacional Padronizado é um documen­to que descreve passo-a-passo como executar as tarefas no esta­belecimento. É como uma receita de bolo, que deve ser seguida rigorosamente, para que tudo vá bem. O POP destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários e a freqüência em que deve ser feita. Como os POP são documentos aprovados pelo estabelecimento, por meio do responsável, é dever de cada manipulador seguí-los. (ANVISA, 2004)
Referência:
“Cartilha sobre Boas Práticas para serviços de alimentação”-Resolução RDC nº216/2004.

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