quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sustentabilidade nas micro empresas

O interesse do consumidor por produtos e serviços decorrentes de práticas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas cresce a cada dia em todo o mundo. Essa tendência irreversível, imposta pelo próprio mercado, ganha força também na nossa sociedade em busca de um desenvolvimento sustentável.
Os temas sustentabilidade e meio ambiente vêm suscitando, nos últimos anos, grande interesse de chefes de Estados, de organismos internacionais e de empresas de todos os portes, tendo em vista a maior conscientização da sociedade no que se refere à necessidade do uso sustentável dos recursos naturais, não só em relação aos aspectos ambientais, mas também no que diz respeito aos aspectos sociais e econômicos.
Esta sondagem surge do interesse do Sebrae em avaliar o nível de percepção dos empresários de micro e pequenas empresas, no Brasil, acerca desses temas. Foram realizadas 3.912 entrevistas em todo o País.
Foi possível constatar, por exemplo, que a maioria dos entrevistados avaliou o nível de conhecimentos que possui sobre o tema sustentabilidade e meio ambiente como “médio” (65%), enquanto uma minoria (2%) disse não conhecer esses temas.
Em sintonia com esse resultado, pode-se constatar que, de fato, os empresários consultados, em sua maioria, realizam ações com foco na sustentabilidade, como Coleta seletiva de lixo (70,2%); Controle do consumo de papel (72,4%); Controle do consumo de água (80,6%); Controle do consumo de energia (81,7%); e Destinação adequada de resíduos tóxicos, tais como solventes, produtos de limpeza e artuchos de tinta (65,6%).
Apesar disso, percentual expressivo de empresários de micro e pequenas empresas ainda não têm por hábito utilizar matérias-primas ou materiais recicláveis no processo produtivo (51,7%), assim como realizar captação de água da chuva e/ou reutilização de água (83,4%).
Muitos também não participam do processo de reciclagem de pilhas, baterias ou pneus (50,9%).
Importante, no entanto, foi atestar que a maioria dos entrevistados tem o entendimento de que “sustentabilidade” está fortemente associada a questões ambientais (87%), sociais (82%) e econômicas (82%), e não a apenas uma ou duas dessas questões.
A sustentabilidade, integrada à gestão do negócio, é conquistada por etapas e de forma continuada. É fundamental que se tenha uma estratégia bem definida, tanto no processo produtivo, como na conquista de mercado, sobretudo no campo dos negócios sustentáveis. É essencial manter o foco e ter indicadores claros e precisos para avaliação e ajuste de percurso.

Referência:
"Sustentabilidade nas micro empresas"
Cortizo, Pio- SEBRAE/SP, 2012.
Site: http://www.sebrae.com.br/estudos-e-pesquisas


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