segunda-feira, 11 de março de 2013

O Bistecão-Uma tradição de Piracicaba

Em uma tarde pelo centro da cidade, acompanhada de meu pai, resolvemos tomar um cafézinho no Bistecão. E a partir disso começamos a conversar com o proprietário e o funcionário de anos de casa sobre a história do local e essas foram as informações que obtivemos.
Localizado no centro de Piracicaba, ao lado da Catedral, um dos mais antigos restaurantes da cidade, nada sofisticado, mas que resiste na sua simplicidade. Famoso por sua bisteca na chapa e seu café caipira (delicioso!) tirado na hora em coador de pano. O local já tem mais de 60 anos, já foi bar de rodoviária, virou o Café Americano Bar que durou por 30 anos, que iniciou a bisteca e hoje tem 30 anos com o nome de Bistecão, mantendo a tradição. A refeição que resiste ao tempo e a mais pedida é a bisteca com arroz, feijão, farofa, ovo e a tubaína Orlando, diz o proprietário.
Personalidades importantes já passaram por lá, desde Jânio Quadros e outros governadores, sendo o último o Alckmin.
Nos anos 80, negócios imobiliários, vendas de carros e outros “rolos” se resolviam ali mesmo, na famosa “prainha”, em frente ao Bistecão, em uma referência a curva de rio, pois ali paravam todos os tipos de pessoas, trabalhadores, vendedores, pescadores e todos contadores de causos!
Mas não podemos deixar de falar do cafézinho coado na hora servido no balcão. Ponto de parada estratégica.
Dica da Chef: tomar o cafézinho no balcão.
Sol Caldeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário