segunda-feira, 4 de março de 2013

Receita: Alho assado caramelizado


Receita para 5 unidades:
Comprar cabeças de alho inteiras e cortar a ponta de cima, deixando os dentes de alho a vista. Enrolar as cabeças de alho em papel alumínio uma a uma e levar ao forno médio (180 graus) por 40 mins ou até amolecerem.
Em uma panela, coloque ½ xíc. de açúcar e ¼ xíc. de água. Leve ao fogo médio sem mexer.Deixe caramelizar e coloque ½ xíc. de vinagre de maça. Quando coloca-se o vinagre, é interrompida a caramelização e a calda não endurece.
Coloque mais 1 xíc. de água e jogue os dentes de alho assados com a casca na calda. Deixe ferver por uns 10mins e desligue. Deixe esfriar, levar à geladeira em um pote junto com a calda (é uma conserva). Para 10 unids de alho dobrar as quantidades. Seguir a risca que dá certo.
Se quiser somente o alho assado utilizá-lo após sair do forno. Pode-se temperar com azeite, ervas a gosto, sal. O que a criatividade mandar!
O alho quando assado fica molinho e perde sua ardência podendo ser ingerido tranquilamente sem medo de ficar com o famoso "bafo de alho".
Acompanha muito bem carnes grelhadas e assadas, como carne de gado ou de porco. Pode ser servido também como petisco com torradas.
Bom apetite!
Não deixem de comentar a experiência!
Sol Caldeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário