terça-feira, 5 de março de 2013

Piracicaba e a Tubaína


Considero muito especial falar sobre a tubaína, sendo a tubaína Orlando a mais familiar para mim, pois, quando criança eu e meus irmãos passavámos toda tarde para tomar Etubaína Orlando acompanhada de pão com mortadela ou “mortandela” na casa de meus avós paternos. Aliás algo que continuo a fazer, apesar de eles não estarem mais conosco, e que me remete a memórias incríveis. Por essa razão procurei a família Orlando para responder algumas curiosidades e o que escrevo abaixo são informações vindo diretamente da fonte, os Orlando.
Em Piracicaba, tudo começou com a família Andrade, criadora da Cotubaína, no ano de 1898, referência a expressão usada na época, para definir algo muito gostoso, que era dizer com a mão pegando na ponta da orelha: tá Cotuba!
Em 1913 a família Orlando também começou a produzi-la, conquistando seu espaço, mudando apenas o início do nome para Etubaína Orlando,  produzindo também a gengibirra, que conquistou o mercado na época com o slogan “gengibirra quando abre, logo espuma”.  Já estão na quarta geração da família tocando os negócios. É a mais antiga na região e entre as tubaínas do Brasil a ainda existir. Uma raridade.
Para esclarecer melhor, tubaínas são refrigerantes considerados populares com preços mais acessíveis, mas com um valor cultural agregado que não tem preço!
A receita original ainda é da família e o segredo para seu sabor único está na arte de misturar alguns aromas de extratos naturais e saber balanceá-los na medida certa, proeza realizada pelo filho do fundador, que adorava realizar os experimentos de paladar. Esses extratos  naturais, são originários dos frutos, sendo o mais utilizado, o de morango, além de outros como de guaraná, abacaxi e limão.
 A base para a produção de qualquer refrigerante, como as tubaínas e outras marcas tem como ingredientes para sua produção: a água gaseificada, o extrato desejado e o açúcar.
A diferença de coloração entre uma tubaína de guaraná (escura) e da gengibirra (clara) está na caramelização do açúcar e a diferença do sabor está no extrato utilizado.
A Coca-Cola, ou qualquer refrigerante de cola,  usa o extrato de noz de cola, para a denominação do nome. É um mito considerar a tubaína é menos saudável por se apresentar mais doce ao paladar. A quantidade de açúcar em uma tubaína e em outros refrigerantes conhecidos é a mesma por lei,  estabelecido em 10%. Portanto,  vamos nos desfazer de certos preconceitos e apreciar com mais valor um produto histórico e emocional, pois, com certeza faz parte da história de muitas famílias brasileiras.
Dica da Chef: Etubaína Orlando com pastel de feira e Gengibirra Orlando com pão com mortadela ou vice-versa!!!
OBS: Fotos referentes ao início da fábrica Orlando na cidade e os logo tipos que se mantém até hoje.
O link abaixo é sobre matéria realizada pela revista Prazeres da Mesa, no Tubaína Bar, onde chefs de renomes e pessoas epecializadas em tubaínas escolheram a melhor tubaína do Brasil e a nossa Etubaína Orlando ganhou em primeiro lugar empatada com a tubaína Cotuba de São José do Rio Preto. Muito orgulho e parabéns à famíla Orlando. Acessem para conferir: http://www.tubainaseafins.com.br/noticias.asp?id=22
Deixem seus comentários e lembranças boas com as tubaínas.
Sol Caldeira
 

6 comentários:

  1. espetacular post , mas deixo corrigir algumas coisas importantes... Refrigerantes por lei tem que ter 10 % de açucar , não entre 8 e 12... e a Coca ou qualquer refrigerante de Cola é obrigado a ter extrato de Noz para , inclusive , receber a denominação.... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson, essas foram informações que eu recebi, mas agradeço pela dica e a matéria já está corrigida!!
      Abs
      Sol Caldeira

      Excluir
  2. Bom artigo! Delicioso...
    Sempre gostei de tubaína, e o assunto me interessou, a ponto de eu também escrever um artigo sobre isso em meu blogue: linguaecultura-juliopedrosa.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Júlio!
      Realmente tubaína é um assunto delicioso!
      Abs
      Sol Caldeira

      Excluir
  3. Só me digam aonde encontro para comprar essa tubaína da Orlando. Moro em Piracicaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontrou onde vende? Queria comprar para minha avó e meu pai,mas também não encontro aqui em piracicaba

      Excluir