domingo, 31 de março de 2013

Nosso arroz com feijão de cada dia!

 Produção e consumo de arroz no Brasil 
“O arroz está entre os cereais mais consumidos do mundo. O Brasil é o nono maior produtor mundial e colheu 11,26 milhões de toneladas na safra 2009/2010. A produção está distribuída nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso. Desse total, atualmente, apenas 5% é destinado à exportação.
O arroz é capaz de suprir 20% da energia e 15% da proteína necessária por dia  para um adulto, além de conter vitaminas, sais minerais, fósforo, cálcio e ferro, segundo a Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação (FAO).
No Brasil, o consumo anual é de, em média, 25 kg por habitante.” Disponível: http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/arroz
            Produção e consumo de feijão no Brasil 
“O feijão está entre os alimentos mais antigos, remontando aos primeiros registros da história da humanidade. Achados arqueológicos apontam para a existência de feijoeiros domesticados cerca de 10.000 a.C. As ruínas da antiga Tróia revelam evidências de que os feijões eram o prato favorito dos guerreiros troianos. A maioria dos historiadores atribui a disseminação dos feijões no mundo motivada pelas guerras, uma vez que esse alimento fazia parte essencial da dieta dos guerreiros em marcha. Os grandes exploradores ajudaram a difundir o uso e o cultivo de feijão para as mais remotas regiões do planeta.
O Brasil é o maior produtor mundial de feijão com produção média anual de 3,5 milhões de toneladas, correspondentes, aproximadamente, 40 tipos diferentes de feijão. Típico produto da alimentação brasileira é cultivado por pequenos e grandes produtores em todas as regiões. Os maiores são Paraná, que colheu 298 mil toneladas na safra 2009/2010, e Minas Gerais, com a produção de 214 mil toneladas no mesmo período. A produção é, praticamente, consumida pelo mercado interno.
De cada 10 brasileiros, 7 consomem feijão diariamente. O grão, típico da culinária do país, é fonte de proteína vegetal, vitaminas do complexo B e sais minerais, ferro, cálcio e fósforo. 
No Brasil, o consumo anual é de, em média, 19 kg por habitante.” Disponível:  http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/feijao
Através das informações acima, podemos fazer os seguintes cálculos: 
Considerando o censo do IBGE de 2012, a população brasileira é estimada em  193.946.886 habitantes, aproximadamente, 194 milhões de habitantes para facilitar cálculos. Supondo-se que o transporte de arroz e feijão pelo Brasil seja todo realizado pelo sistema rodoviário, através de carretas com capacidade para transportar, em média, 30.000 kg (30 ton.) cada uma, para distribuir em pontos de apoio, para posterior redistribuição aos consumidores, haverá circulando pelo Brasil, todos os dias as quantidades de:
 
Para o arroz: 
Partindo da informação de que o consumo médio de arroz é de 25 kg por habitante por ano, teremos:
68,5 g de arroz por habitante por dia, considerando a população brasileira 194 milhões de habitantes, teremos o valor de 13.289.000 kg de arroz consumidos por dia.
Se a média do transporte é de 30.000 kg por carreta, teremos então o valor de 443 carretas por dia para atender a demanda de consumo de arroz no Brasil.
 
Para o feijão: 
Partindo da informação de que o consumo médio de feijão é de 19 kg por habitante por ano, teremos:
52 g de feijão por habitante por dia, considerando a população brasileira 194 milhões de habitantes, teremos o valor de 10.000.000 kg de feijão consumidos por dia.
Se a média de transporte é de 30.000 kg por carreta, teremos então o valor de 336 carretas por dia para atender a demanda de consumo de feijão no Brasil. 
Esses números representam o Brasil e podem nos dar uma idéia de toda a logística de transporte envolvida, na qual, somente o deslocamento dos locais de produção para as centrais atacadistas envolve a circulação de, aproximadamente, 780 enormes carretas por nossas rodovias diariamente. Das centrais atacadistas estes dois cereais vão para os supermercados, mercados, armazéns e empórios e, finalmente, até a sua colocação na prateleira dos armários das nossas casas, bares e restaurantes no aguardo do seu preparo. 
O seu preparo vai consumir um total diário de, aproximadamente, 120 g por habitante (68 g de arroz + 52 g de feijão), constituindo-se no famoso prato arroz com feijão típico produto da base alimentar brasileira. Este é um exemplo de muita brasilidade.

Sol Caldeira

2 comentários:

  1. Arroz com feijão ou feijão com arroz; o arroz por baixo e o feijão por cima, ou vice-versa... Não importa como se dá a combinação, pois arroz com feijão é uma das marcas de nossa cultura!
    Já o acompanhamento é por conta de cada um!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Júlio, a ordem não altera o produto. É nosso mulato mais conhecido!

    ResponderExcluir