segunda-feira, 22 de abril de 2013

Comfort Food



Sabe quando você sente aquele cheiro de bife fritando ou do cheiro de feijão com bacon cozinhando e se lembra da sua mãe, da sua avó ou de alguma lembrança boa? Esse tipo de comida que te faz ficar nostálgico tem nome! É a comfort food. A única regra pra classificar um prato nesse termo é o bem psicológico que ele traz, fora isso a classificação é bem individual.
Pra mim, mingau, feijão com arroz, sopa de feijão, macarrão e molho de tomates caseiros, pão caseiro, canja de galinha, bolo de fubá, pudim de leite condensado, geléia de jabuticaba e uma marca de sanduíche natural específica vendida em conveniências são comfort foods pra mim.
 Quando penso em cada uma dessas comidas tenho lembranças que são como um abraço. Elas matam minha fome emocional.
 Há quem defenda que comfort food é necessariamente comida caseira, há quem diga que não.
Claro que a maioria que eu citei são caseiras, mas o sanduíche que listei traz lembranças especiais pra mim da época que minha mãe trabalhava até tarde, eu ficava acordada esperando ela chegar e ela me trazia esses sanduíches.
 Apesar de ser um termo pouco conhecido ele existe já desde os anos 70 e há diversos estudos citando-o.
As comfort foods são acusadas de serem uma das dificuldades ao emagrecimento já que passar pelo processo de emagrecer é um período tão estressante que a gente acaba buscando nelas um alento.
 Acredito que, como tudo na vida, não deve ser consumida exageradamente porque pode ser prejudicial, mas é uma delícia e muito difícil de resistir.
Eu inclusive tô indo pra casa da minha mãe hoje e tudo o que eu quero é comer um prato de arroz e feijão.
  Um exemplo de uma chef que gosta bastante de cozinhar comfort food no seu programa de tv é a Nigella Lawson.
E a sua comfort food favorita, qual é?
Sol Caldeira: Minha comfort food mais marcante é o pão com mortadela com Etubaína Orlando que comia e tomava na casa de minha avó paterna, e a macarronada de todo domingo!
Sou extremamente influenciada pela comfort food e esse é o caminho que sigo. Consegui levar um pouco desse estilo para São Paulo aplicando no Tubaína Bar e desde então é o que mais gosto de trabalhar. Não há melhor comida que da mãe, da avó, das tias, da família....e muito raro um Chef conseguir reproduzir o que está dentro de você. Essa é a beleza e chegar perto já é uma satisfação.
 
Compartilhe suas experiências conosco!

Disponível: http://www.mepassaocardapio.com/2011/02/comfort-food.html  

Nenhum comentário:

Postar um comentário