segunda-feira, 15 de abril de 2013

Moela ao molho de maracujá!

São Paulo 2010, atuando como Chef de Cozinha no Tubaína Bar, a vida era corrida e estressante, mas de tempos em tempos conseguia dar uma escapada rápida para visitar a família e descansar em Piracicaba.
Em uma dessas visitas fui à casa de minha mãe para matar as saudades e batendo papo, ela me conta que tinha feito uma moela com molho de ma racujá e para surpresa dela tinha ficado muito boa. Achei a ideia incrível e a questionei sobre a receita. Ela riu, e disse que só tinha a moela em casa e um pouco de suco concentrado de maracujá, então resolveu cozinhá-la no suco. Gostei tanto que pedi para repetirmos a receita no dia seguinte. Convidei uma querida amiga e realizamos uma degustação.
Enquanto estávamos refogando a moela, comecei a fuçar e procurar temperos e mais ingredientes que pudessem dar mais um toque ao prato e encontrei gengibre, pimenta calabresa e fui adicionando até uma ardência de acordo com nosso paladar. E funcionou, o prato ficou maravilhoso, a moela macia, molho cremoso e picante. Degustamos com pão e cerveja.
  De volta a São Paulo comentei com minha chefe, na época, sobre a receita, ela adorou a novidade, mas estávamos muito atarefados na época e guardamos a idéia para um momento mais apropriado. E o universo providenciou! Para nossa surpresa, o Tubaína Bar naquele ano foi convidado para realizar um workshop para o evento da revista Prazeres da Mesa, com o tema de comida de boteco e o conceito de sustentabilidade. Foi então, que a receita da moela se encaixou perfeitamente. Estavámos com um ingrediente discrimado e de difícil aceitação que se encaixava no conceito de uso sustentável de alimento e que funcionava muito bem como petisco de boteco acompanhado de cerveja.
Era minha primeira experiência em um workshop de tamanha responsabilidade e me sentia muito nervosa e ansiosa. Recebi as orientações corretas e me preparei para a aula. Estava escalada para o último workshop do dia. Comecei as 22hs, e nem sabia se teria ouvintes. E, tive uma surpresa agradável, sete pessoas maravilhosas estavam o dia todo no evento, aguardando justamente o workshop da moela, algo que já me realizou! Consegui relaxar e a apresentação foi um sucesso! Com o interesse e interação dos ouvintes, uma satisfação! Sou muito grata aos que participaram.
Para uma apresentação mais bonita do prato, adicionei poucas folhas de alecrim e um toque de pimenta rosa. O prato foi levado para foto para concorrer para capa, o que, eu não estava informada e me surpreendeu. Não ganhamos a capa, afinal na disputa estavam Chefs de renome, mas finalizei meu trabalho realizada. Desde então, a moela entrou para o cardápio do Tubaína Bar e virou marca registrada de criação minha e de minha mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário